4E’s do Marketing Digital
Os 4P’s ou Mix de Marketing foi criado em 1960, por McCarthy, e é um dor conceitos mais duradouros e difundidos no marketing. Mas com a constante evolução do mercado e mudanças no comportamento do consumidor, hoje temos esse conceito aprimorado para os 4E’s, e os negócios que tiverem essa visão, terão uma enorme vantagem competitiva.
Primeiro, uma revisão sobre o que constitui os 4 P’s:
- Produto: as características do que sua empresa oferece (seja um produto ou serviço) – os recursos, benefícios, qualidade e outras especificações que compõem a oferta da sua empresa.
- Preço: o custo total para os consumidores adquirirem seu produto.
- Praça (Local): os canais de distribuição (indiretos ou diretos) utilizados para chegar ao mercado. Pode ser uma loja, site ou qualquer outro lugar.
- Promoção: as comunicações de marketing usadas para conscientizar os consumidores sobre o que você está vendendo e convencê-los a analisar seu produto. Isso geralmente se refere a atividades de publicidade, vendas diretas e relações públicas, em outras palavras, marketing e vendas “tradicionais”.
Agora sim, vou explicar a diferença e o que é os 4E’s:
Do Produto à Experiência (Experience):
Os consumidores de hoje não esperam apenas comprar um produto ou serviço, esperam também a experiência de compra. A experiência ajuda o consumidor a se relacionar com a marca e a se sentirem emocionados com a empresa ou produto. Um evento que oferece uma experiência empolgante ou envolvente com a marca é a oportunidade perfeita para conquistar um cliente fiel e uma grande exposição da marca.
Do Preço à Troca (Exchange):
Até recentemente, o preço era impulsionado pelo custo de produção de um produto ou serviço, por sua escassez ou por uma previsão de como esses dois elementos poderiam evoluir no futuro.
Hoje, os negócios precisam entender o que os consumidores esperam em troca daquele dinheiro pago por um determinado produto ou serviço. Precisam entender que o comportamento do consumidor mudou, eles pensam muito mais no valor, do que no preço. Pensam muito mais no valor no sentido abstrato, valor no sentido do que aquilo agrega/melhora minha vida, resolve meu problema e etc. Pensam em: o que vou levar em troca desse dinheiro que estou pagando? E ao mesmo tempo, a experiência e a conexão emocional também são elementos fundamentais na definição do preço.
Entender essa complexidade que os clientes sentem, é essencial para acompanhar essa decisão de compra e sempre mostrar o que eles obterão em troca daquele produto ou serviço.
De Praça (de um lugar) para Qualquer Lugar (Everywhere):
Quando estamos entrando na era do imediatismo, as marcas precisam capturar, antecipar e estimular o humor dos clientes, ou a vontade de consumir, em qualquer lugar a qualquer momento. E ser capaz de responder a isso no local.
Ter uma loja física não é mais suficiente para ter sucesso. O marketing moderno exige uma estratégia omnichannel que permita aos consumidores chegarem a você convenientemente onde estão, seja em um local físico ou on-line por meio das mídias sociais, seu site ou outros canais.
Da Promoção ao Evangelismo (Evangelism):
Ao longo do tempo observamos muitas mudanças no comportamento do cliente e de como eles se relacionam com as marcas, como eles se tornaram uma grande fonte de informação sobre as marcas, tanto informações positivas, quanto negativas também.
Hoje o papel da promoção não é apenas informar e atrair mais clientes, mas sim de fornecer uma série de mensagem consistentes e positivas, e sempre alinhadas ao valor e à experiência da marca, através do:
– O marketing de conteúdo: conteúdo é rei, e é obrigatório em uma estratégia para atrair clientes de maneira proativa para entrar em contato com as marcas.
– O marketing de influência: excelente ferramenta que incentiva os clientes satisfeitos a divulgar o que as marcas oferecem. O conteúdo gerado pelo é essencialmente publicidade gratuita, apoiada por provas sociais de que vale a pena comprar o que a marca oferece.
Os clientes se tornaram os advogados da marca, uma evangelização, promovendo as marcas, gerando informações que fornecem a confiança e os valores necessários para outros clientes se envolverem com as marcas.
As empresas que mudam dos 4P’s para os 4E’s são as que manterão ou desenvolverão uma vantagem competitiva.