# Hashtag! Para que serve e como usar?
Hashtags: Para que servem?
Hashtags (#) são importantes numa estratégia de conteúdo.
- Hashtags ou tags servem para segmentar e organizar os conteúdos nas redes sociais. As hashtags são importantes numa estratégia de conteúdo, pois são usadas por milhões de pessoas todos os dias para encontrar um determinado conteúdo e tema.
- Escolher as hashtags certas pode ter papel fundamental no alcance das suas publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes.
Hashtags: Como usar?
Saber usar as hashtags (#) faz com que seu conteúdo tenha um maior alcance.
- Para fazer uma hashtag, escreva # (jogo da velha) junto com um tópico ou frase.
A hashtag precisa ser escrita como uma única palavra, sem espaços.
É possível incluir números e pontuação na hashtag, mas caracteres especiais (como $ e %) não funcionam.
- O limite de utilização de hashtags no Instagram é 30 por publicação, mas é recomendável que use em torno de 20 hashtags.
Mas Fernanda, por que usar 20, se eu posso usar 30 e ter mais chances de alguém encontrar meu post através de uma pesquisa?
Utilizar repetidamente 30 hashtags por publicação pode fazer com que o seu perfil seja marcado como “spam”, pois esse é um dos critérios do Instagram detectar spam na rede. E com isso o alcance de suas publicações podem cair gradativamente.
- Hashtags devem ser divididas em hashtags específicas e abrangentes. Considerando em tono de 6 a 10 hashtags de cada. Dessa forma, ficará com um total de 12 a 20 hashtags em cada publicação.
Por exemplo:
Hashtag abrangente: #marketing
Hashtag específica: #marketingdeconteudo
- Crie também hashtags próprias da sua marca.
Quando uma marca cria uma hashtag e as pessoas começam a se apropriar dela, elas estarão interagindo diretamente com a marca e com a empresa, divulgando e aumentando a chance de se tornarem clientes posteriormente.
Como por exemplo: #usofarm #starbuckslove #rockinrioeuvou #rockinrioeufui
- Para uma melhor organização em sua estratégia de conteúdo, você pode criar uma lista de hashtag para cada tema, área, produto ou serviço, de forma que faça sentido para o seu negócio.
- E por fim, sugiro você colocar as hashtags no comentário da publicação, pois assim não polui o seu conteúdo e não deixa um ponto de fuga do seu perfil (cada hashtag criada é transformada em um hiperlink) ou seja, não vai ter um link para a pessoa clicar e ir para outro lugar fora do seu perfil.
E colocar as hashtags no texto ou nos comentários, não faz diferença na pesquisa e nível de alcance de sua publicação. 😉
Esse conteúdo foi útil para você? Marca aqui no comentário um amigo que tem um negócio e precisa melhorar o alcance de suas publicações!