Opportune Offices - Alameda São Boaventura, 540 - Bloco 2 - Sala 625 - Fonseca, Niterói - RJ, CEP: 24120-191
(21) 98886-7904
contato@fboas.com.br

Gestão de Conteúdo

Boas ideias para o seu negócio!

Marketing de Conteúdo

A verdade é que Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de Inbound Marketing. No entanto, não há Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing como Marketing de Atração.

Tem como objetivo de fazer com que o cliente voluntariamente encontre a empresa/negócio por meio de mecanismos de busca, sites de referência, redes sociais, etc.

No Inbound Marketing é o cliente que chega até o site da empresa, mas não imediatamente para comprar, e sim para primeiro buscar respostas que ele precisa. Ou, eventualmente, para matar uma curiosidade e, sem querer, descobrir que precisa de uma solução.

É uma técnica que se encaixa perfeitamente em tempos atuais porque é cada vez mais comum que pessoas utilizem os mecanismos de pesquisa para encontrar respostas para suas dúvidas.

Outro detalhe importante em Inbound Marketing é que a relação não se resume a apenas visitante e cliente. Diferente do Marketing tradicional, há um funil de vendas que segue uma ordem um pouco mais complexa e detalhada:

  • Visitante: Está conhecendo seu site e ainda não compartilhou nenhum dado de contato com sua empresa;
  • Lead: Assinou uma newsletter ou baixou gratuitamente um material importante, deixando algum dado de contato como “moeda de troca”, como nome, nome da empresa e email;
  • Oportunidade: São Leads que estão prontos para compra e que foram educados com o passar do tempo com conteúdo gerado pela empresa. É só nesse momento em que o vendedor entrará em contato direto com o futuro cliente.
  • Cliente: Agora sim, a pessoa depois de conhecer e estudar bastante sobre seu problema, finalmente adquiriu seu produto.
  • Ou seja, não é aquela relação em que a pessoa vai até a loja e já se torna cliente diretamente. Em Inbound, as vendas não são “empurradas”, elas acontecem para pessoas que já conhecem a empresa, já sabem dos problemas que têm e das soluções que podem ser entregues.

Existem basicamente 5 etapas fundamentais que fazem parte de uma estratégia de Inbound Marketing.

Uma metodologia de processo sistemático, escalável e previsível de aquisição de clientes:

  • Atrair: Trazer visitantes para seu site através de conteúdo criado. A atração pode ser, principalmente, por busca orgânica, busca paga ou redes sociais;
  • Converter: Coletar os contatos dos usuários para poder iniciar um relacionamento com eles, transformando-os em Leads. A conversão pode ser feita através de uma oferta gratuita de um produto em uma Landing Page.
  • Relacionar: É a chave para conduzir os Leads até o momento da compra. Use as mídias sociais, trabalhe suas listas de emails e prepare para a venda usando nutrição de Leads;
  • Vender: Após um relacionamento prévio com os Leads já mais próximos, o momento da compra se torna muito mais fácil e gera mais resultados. Alinhe equipes de Marketing e Vendas e qualifique seus Leads para vender seu produto às pessoas certas;
  • Analisar: Para manter a máquina funcionando e se desenvolvendo, examine cada etapa e identifique o que precisa de ajustes.

O que é Marketing de Conteúdo?

Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar, entreter um futuro cliente. É o combustível do Inbound.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes.

O conceito “Marketing de Conteúdo” é relativamente novo. No entanto, suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital.

Diferente de uma Assessoria de Imprensa, o Marketing de Conteúdo não é sobre falar da empresa em si, mas sobre o que a empresa pode entregar (ou fazer) para os clientes.

Existe Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo?

O objetivo do Inbound Marketing está atrelado a atrair as pessoas para uma oferta, trocar essa oferta por seus dados e educá-las até que se tornem clientes.

No entanto, esse processo de Inbound entra diretamente em contato com o Marketing de Conteúdo pois não há como gerar Leads sem bons conteúdos.

Podemos resumir brevemente como o Marketing de Conteúdo sendo uma estratégia de relacionamento com o consumidor e o Inbound Marketing como uma estratégia de conversão e vendas.

A verdade é que não há Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, e sim Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Nenhum sobrevive sem o outro.

Entre em contato e vamos conversar!

Olá! Como podemos te ajudar?